História
Fundado na década de 1970, o CA de Agronomia teve um papel importante na história de nossa Universidade. Por aqui passaram alunos que posteriormente seriam especialistas em várias áreas de atuação das ciências agrárias. Posterior a ditadura, os alunos aqui participantes, levantaram debates importantes ao meio acadêmico como: o perfil do profissional formado pela universidade, as lutas sociais decorrentes a época, a mobilização dos alunos por uma reforma na grade curricular, a busca por maior inserção e divulgação da extensão rural. Esses foram alguns dos temos abordados por aqueles que diante de uma contexto pós ditadura, achavam importantes e irrelevantes para um debate e a possível mudança ante a coordenação do curso para uma melhor satisfação dos alunos.
Os anos se passaram e alguns desses temas ainda são bem presentes na realidade do curso em nossa Universidade, e o papel do CA com seus integrantes é tentar fazer com que os alunos graduandos no curso não fiquem alienados a real situação do profissional que almejam ser. O papel dos que aqui estão é de representarem aos alunos ante a coordenação do curso, as Pró-reitorias e outras universidades no âmbito de uma maior interlocução de ideias e fazeres que ajudem numa formação completa dentro do que o aluno espera, não ofendendo seus ideais e contexto de vida.
E assim, a atual gestão – que foi eleita pelos alunos no mês de junho de 2014, nas eleições de CA’s e DA’s juntamente com o mesmo processo do DCE, vem buscando a realização de projetos que despertem nos alunos um maior interesse pelo Movimento.
Ações como: Reforma da sede oficial, 1ª Copa de Futsal do CA de Agronomia, 1º Ciclo de Palestras aos Alunos (com temas abrangentes), divulgação da Bibliotequinha para empréstimos gratuitos de material doados por alunos para alunos, elaboração da 1ª SAAgro – Semana Acadêmica do CAAgro/UFV, e uma maior articulação com a coordenação do curso e com o CCA (Centro de Ciências Agrárias) da UFV.
Porém, nosso desejo não é de parar por aí, buscamos uma maior integração com os alunos do curso afim de levantar outra vez questionamentos que num passado próximo mobilizaram os alunos, como: grade curricular e movimentos sociais.